A programação do curso de guitarra oferecido no Espaço Musical Ivan Barasnevicius é elaborado de forma que o material a ser estudado esteja em sintonia com as necessidades e expectativas do estudante. Embora seja uma abordagem voltada principalmente para o estudo do instrumento, os aspectos relacionados à estruturação musical e harmonia são parte essencial do processo, já que vão fornecer as ferramentas básicas para que o aluno possa ter as bases necessárias para desenvolver uma prática consistente de improvisação e composição.
Para o estudo de improvisação, a criatividade deve ser sempre estimulada. Além da interação durante as aulas, o aluno tem acesso a um amplo material de playbacks dos mais variados estilos para praticar em casa, o que certamente colabora bastante para um melhor desempenho. As técnicas específicas do instrumento, tais como palhetada, ligaduras, pizzicato, entre outras, são abordadas de forma a oferecer para o aluno um amplo repertório de abordagens no instrumento. Um amplo estudo dos mais variados tipos de progressões melódicas para aplicar em todos os modos derivados das principais escalas. O curso contém também estudos abrangentes sobre arpejos e amplas possibilidades de aplicações.
O estudo de frases dos mais variados estilos tem um papel muito importante durante o processo de aprendizado, já que pode mostrar, através de exemplos práticos, como é possível aplicar de forma musical os elementos estudados, além de ser uma estimulante maneira de se estudar técnica. O repertório é selecionado de acordo com as necessidades e expectativas do aluno. Durante as aulas, prezamos sempre pela total qualidade das transcrições utilizadas, que são criteriosamente selecionadas de fontes confiáveis, de forma a evitar um dos principais problemas dos estudantes de música atualmente, ou seja, as transcrições de qualidade ruim amplamente difundidas pela internet.
O material é organizado de forma progressiva e coerente, de forma a estimular a compreensão e consequente desenvolvimento por parte do estudante.
Embora seja uma abordagem voltada principalmente para o estudo do violão, os aspectos relacionados à estruturação musical e harmonia são parte essencial do processo de aprendizado. A programação do curso de violão oferecido no Espaço Musical Ivan Barasnevicius é elaborado de forma que as necessidades e expectativas do estudante estejam em sintonia com o material a ser estudado.
O estudo de práticas interpretativas é também um importante alicerce para este curso. Além da interação durante as aulas, o aluno tem acesso a um amplo acervo de métodos voltados para o instrumento e que são reconhecidos como essenciais para o desenvolvimento do estudante. As técnicas específicas do instrumento, tais como campanella, ligados, pizzicato, arpejos, entre outras, são abordadas de forma a oferecer para o aluno um amplo repertório de abordagens no instrumento. Um amplo estudo dos mais variados tipos de progressões melódicas para aplicar em nos modos derivados das principais escalas é utilizado também como ferramenta metodológica.
O estudo de peças dos mais variados autores e métodos de violão tem um papel muito importante durante o processo de aprendizado, já que pode mostrar, através de exemplos práticos, como é possível aplicar de forma musical os elementos estudados, além de ser uma estimulante maneira de se estudar técnica. O repertório é selecionado de acordo com as necessidades e expectativas do aluno. Durante as aulas, prezamos sempre pela total qualidade das transcrições utilizadas, que são criteriosamente selecionadas de fontes confiáveis, de forma a evitar um dos principais problemas dos estudantes de música atualmente, ou seja, as transcrições de qualidade ruim amplamente difundidas pela internet.
O material é organizado de forma progressiva e coerente, de forma a estimular a compreensão e consequente desenvolvimento por parte do estudante.
O curso de Baixo Elétrico oferecido no Espaço Musical Ivan Barasnevicius é elaborado de forma que o material a ser estudado esteja em sintonia com o gosto musical e nível do estudante. Embora seja uma abordagem voltada principalmente para o estudo das técnicas específicas do instrumento, tais como pizzicato, muted grooves e outras, os aspectos relacionados à estruturação musical e harmonia são parte essencial do processo, já que vão fornecer as ferramentas básicas para que o aluno possa ter as bases necessárias para desenvolver uma prática consistente de condução em diferentes estilos.
Para a criação de linhas de baixo, a criatividade é um ponto essencial. O aluno é sempre estimulado a criar com as técnicas específicas do baixo, e que são abordadas de forma a oferecer para o aluno um amplo repertório de sonoridades. Além da interação durante as aulas, o aluno tem acesso a um amplo material de playbacks dos mais variados estilos para praticar em casa, o que certamente colabora bastante para um melhor desempenho.
O estudo de grooves dos mais variados estilos tem um papel muito importante durante o processo de aprendizado, já que pode mostrar, através de exemplos práticos, como é possível aplicar de forma musical os elementos estudados, além de ser uma estimulante maneira de se estudar técnica. O repertório é selecionado de acordo com as necessidades e expectativas do aluno. Durante as aulas, prezamos sempre pela total qualidade das transcrições utilizadas, que são criteriosamente selecionadas de fontes confiáveis, de forma a evitar um dos principais problemas dos estudantes de música atualmente, ou seja, as transcrições de qualidade ruim amplamente difundidas pela internet.
O curso contém também estudos abrangentes sobre arpejos e amplas suas possibilidades de aplicações, sendo que estes materiais são abordados a partir de digitações adequadas ao instrumento, ou seja, sempre visando o conforto e a execução correta por parte do estudante, evitando futuros problemas por movimentos repetitivos e aberturas inadequadas adaptadas de outros instrumentos.
O material é organizado de forma progressiva e coerente, de forma a estimular a compreensão e consequente desenvolvimento por parte do estudante. Os assuntos estudados podem ser aplicados tanto em baixos mais tradicionais de 4 cordas, como também de 5 ou 6 cordas, com ou sem trastes.
Durante as aulas de canto, o aluno terá acesso a diversos exercícios para desenvolver a afinação, para aprender a respirar corretamente e para aprender a pronunciar de forma adequada os diversos tipos de fonemas. Assuntos relacionados à consciência corporal também são abordados, de forma que o aluno possa conhecer e utilizar corretamente o seu aparelho fonador.
Diversas técnicas específicas do canto são abordadas de forma a oferecer para o aluno um amplo repertório de abordagens do assunto. O estudo de práticas interpretativas é também um importante elemento para este curso. Além da interação durante as aulas, o aluno tem acesso a um amplo acervo de métodos voltados para o estudo do canto e que são reconhecidos como essenciais para o desenvolvimento do estudante, o que certamente colabora bastante para um melhor desempenho durante as aulas.
O material é organizado de forma progressiva e coerente, de forma a estimular a compreensão e consequente desenvolvimento por parte do estudante. O repertório é selecionado de acordo com as necessidades e expectativas do aluno. Durante as aulas, prezamos sempre pela total qualidade das transcrições utilizadas, que são criteriosamente selecionadas de fontes confiáveis, de forma a evitar um dos principais problemas dos estudantes de música atualmente, ou seja, as transcrições de qualidade ruim amplamente difundidas pela internet.
O programa montado pelo curso de teclado oferecido no Espaço Musical Ivan Barasnevicius é elaborado de forma que o material a ser estudado esteja em sintonia com as necessidades e expectativas do estudante. Embora seja uma abordagem voltada principalmente para o estudo do instrumento, os aspectos relacionados à estruturação musical e harmonia são parte essencial do processo, já que vão fornecer as ferramentas básicas para que o aluno possa ter as bases necessárias para desenvolver uma prática consistente de improvisação e composição.
Além da interação durante as aulas, o aluno tem acesso a um amplo material de playbacks dos mais variados estilos para praticar em casa, o que certamente colabora bastante para um melhor desempenho, assim como tem acesso a um amplo material em pdf rigorosamente selecionado. As técnicas específicas do instrumento são abordadas de forma a oferecer para o aluno um amplo repertório de abordagens no instrumento.
O estudo das mais variadas técnicas pianísticas é abordado no curso, o que faz com que o aluno desenvolva a capacidade de trabalhar com diferentes tipos de repertório e que podem trazer dificuldades distintas. O uso de diferentes timbres e tecnologias, através de equipamentos de excelente qualidade disponíveis para o estudante durante as aulas, faz com que o aluno tenha um estímulo muito maior para o aprendizado, já que o contato com o que existe de mais moderno em termos de amplificadores, efeitos, simuladores e instrumentos não pode, de forma alguma, estar desvinculado do aprendizado.
O estudo de músicas dos mais variados estilos tem um papel muito importante durante o processo de aprendizado, já que pode mostrar, através de exemplos práticos, como é possível aplicar de forma musical os elementos estudados, além de ser uma estimulante maneira de se estudar técnica. O repertório é selecionado de acordo com as necessidades e expectativas do aluno. Durante as aulas, prezamos sempre pela total qualidade das transcrições utilizadas, que são criteriosamente selecionadas de fontes confiáveis, de forma a evitar um dos principais problemas dos estudantes de música atualmente, ou seja, as transcrições de qualidade ruim amplamente difundidas pela internet.
O material é organizado de forma progressiva e coerente, de forma a estimular a compreensão e consequente desenvolvimento por parte do estudante.
Embora seja uma abordagem voltada principalmente para o estudo técnico do instrumento, os aspectos relacionados à estruturação musical e harmonia são parte essencial do processo de aprendizado, já que vão fornecer as ferramentas básicas para que o aluno possa ter as bases necessárias para desenvolver uma prática consistente de interpretação, mas também de composição e improvisação se assim desejar.
O programa oferecido no curso de piano do Espaço Musical Ivan Barasnevicius é elaborado de forma que o material a ser estudado esteja em sintonia com as necessidades e expectativas do estudante.
O estudo das mais variadas técnicas pianísticas é parte essencial do curso, o que faz com que o aluno desenvolva a capacidade de trabalhar com diferentes tipos de repertório e que podem trazer dificuldades distintas. Além da interação durante as aulas, o aluno tem acesso a um amplo acervo de material didático para estudo específico do instrumento, o que certamente será de grande relevância para o desenvolvimento técnico e de repertório do aluno. As técnicas específicas do instrumento são abordadas de forma a oferecer para o aluno um amplo repertório de abordagens no instrumento. O estudo de exemplos musicais das mais variadas épocas e estilos tem um papel muito importante durante o processo de aprendizado, já que pode mostrar, através de exemplos práticos, como é possível aplicar de forma musical os elementos estudados, além de ser uma estimulante maneira de se estudar técnica.
Durante as aulas, prezamos sempre pela total qualidade das transcrições e métodos utilizados, de forma a evitar um dos principais problemas dos estudantes de música atualmente, ou seja, as transcrições de qualidade ruim amplamente difundidas pela internet, e que muitas vezes acabam por frustrar o aluno que busca uma formação mais criteriosa.
Embora grande parte do curso de cavaco tenha uma abordagem voltada para o estudo dos diversos tipos de acompanhamentos no samba e no choro, os aspectos relacionados à estruturação e leitura musical são parte essencial do processo de aprendizado, já que para a capacidade de ler as melodias é bastante importante para quem quer tocar choro. A programação do curso de cavaco oferecido no Espaço Musical Ivan Barasnevicius é elaborada de forma que o material a ser estudado esteja em sintonia com as necessidades e expectativas do estudante.
As técnicas específicas do instrumento, tais como palhetada, ligados, , ritmos, arpejos, entre outras, são abordadas de forma a oferecer para o aluno um amplo repertório de abordagens no instrumento. Um amplo estudo dos mais variados tipos de progressões melódicas para aplicar em todos os modos derivados das principais escalas. O estudo de práticas interpretativas é também um importante elemento para este curso. Além da interação durante as aulas, o aluno tem acesso a um amplo acervo de métodos voltados para o instrumento e que são reconhecidos como essenciais para o desenvolvimento do estudante, o que certamente colabora bastante para um melhor desempenho.
O estudo das melodias e acompanhamentos de peças dos mais variados autores pode mostrar como é possível aplicar de forma musical os elementos estudados, além de ser uma estimulante maneira de se estudar técnica. O repertório, que embora na maior parte das vezes está no universo do samba e choro, é selecionado de acordo com as necessidades e expectativas do aluno. Durante as aulas, prezamos sempre pela total qualidade das transcrições utilizadas, que são criteriosamente selecionadas de fontes confiáveis, de forma a evitar um dos principais problemas dos estudantes de música atualmente, ou seja, as transcrições de qualidade ruim amplamente difundidas pela internet.
O material é organizado de forma progressiva e coerente, de forma a estimular a compreensão e consequente desenvolvimento por parte do estudante.
Este instrumento, que é cada vez mais popular, pode ser usado em diversos estilos musicais. O curso de ukulele, de forma geral, traz grande ênfase no estudo de diversos tipos de acompanhamentos, entretanto aspectos relacionados à estruturação, leitura musical e harmonia são parte essencial do processo de aprendizado, já que para a capacidade de ler as melodias é bastante importante para quem quer tocar o instrumento. A programação do curso de ukulele oferecido no Espaço Musical Ivan Barasnevicius é elaborado de forma que o material a ser estudado esteja em sintonia com as necessidades e expectativas do estudante.
As técnicas específicas do instrumento, tais como palhetada, ligados, , ritmos, arpejos, entre outras, são abordadas de forma a oferecer para o aluno um amplo repertório de abordagens no instrumento. Um amplo estudo dos mais variados tipos de progressões melódicas para aplicar em todos os modos derivados das principais escalas. O estudo de práticas interpretativas é também um importante elemento para este curso. Além da interação durante as aulas, o aluno tem acesso a um amplo acervo de métodos voltados para o instrumento e que são reconhecidos como essenciais para o desenvolvimento do estudante deste instrumento.
O estudo das melodias e acompanhamentos de peças dos mais variados autores pode mostrar como é possível aplicar de forma musical os elementos estudados em diferentes estilos, além de ser uma estimulante maneira de se estudar a técnica. Durante as aulas, prezamos sempre pela total qualidade das transcrições utilizadas, que são criteriosamente selecionadas de fontes confiáveis, de forma a evitar um dos principais problemas dos estudantes de música atualmente, ou seja, as transcrições de qualidade ruim amplamente difundidas pela internet.
O material é organizado de forma progressiva e coerente, de forma a estimular a compreensão e consequente desenvolvimento por parte do estudante.
O Banjo brasileiro, assim como o cavaco, possui 4 cordas. Segundo consta, o instrumento foi popularizado nas rodas de samba do Brasil em meados da década de 1970 com o cantor e compositor Almir Guineto. O banjo é utilizado com o mesmo número de cordas e afinação do cavaquinho, porém apresenta um timbre mais grave. Hoje em dia o Banjo é frequentemente tocado por diversos músicos em variadas vertentes do samba.
Apesar das diferentes características de construção e timbre, diversos pontos em comum existem entre a abordagem do banjo e do cavaco. Assim, embora o curso tenha uma abordagem voltada para o estudo dos diversos tipos de acompanhamentos no samba e no choro, os aspectos relacionados à estruturação e leitura musical são parte essencial do processo de aprendizado. A programação do curso de cavaco oferecido no Espaço Musical Ivan Barasnevicius é elaborada de forma que o material a ser estudado esteja em sintonia com as necessidades e expectativas do estudante.
As técnicas específicas do instrumento, tais como palhetada, ligados, ritmos, arpejos, entre outras, são abordadas de forma a oferecer para o aluno um amplo repertório de abordagens. Um amplo estudo dos mais variados tipos de progressões melódicas para aplicar em todos os modos derivados das principais escalas.
O estudo das melodias e acompanhamentos de diferentes vertentes do samba pode mostrar como é possível aplicar de forma musical os elementos estudados, além de ser uma estimulante maneira de se estudar técnica. O repertório, que embora na maior parte das vezes está no universo do samba e choro, é selecionado de acordo com as necessidades e expectativas do aluno. Durante as aulas, prezamos sempre pela total qualidade das transcrições utilizadas, que são criteriosamente selecionadas de fontes confiáveis.
O material é organizado de forma progressiva e coerente, de forma a estimular a compreensão e consequente desenvolvimento por parte do estudante.
Embora seja uma abordagem voltada principalmente para o estudo técnico do instrumento, o curso de bateria oferecido pelo Espaço Musical Ivan Barasnevicius busca fornecer as ferramentas básicas para que o aluno possa desenvolver uma prática consistente, independente do seu nível no instrumento. O programa oferecido neste curso é elaborado de forma que o material a ser estudado esteja em sintonia com as necessidades e expectativas do estudante.
O estudo dos mais variados ritmos é parte essencial do curso. Pop, rock, blues, ritmos brasileiros e jazz, entre outros, fazem parte do material abordado nas aulas de bateria, o que faz com que o aluno desenvolva a capacidade de trabalhar com diferentes tipos de repertório. O estudo de exemplos musicais dos mais variados tem um papel muito importante durante o processo de aprendizado, já que pode mostrar como é possível aplicar de forma musical os elementos estudados, além de ser uma estimulante maneira de se estudar música.
Além da interação durante as aulas, o aluno tem acesso a um amplo acervo de material didático para estudo específico do instrumento, o que certamente será de grande relevância para o seu desenvolvimento. As técnicas específicas do instrumento, tais como rudimentos, coordenação motora, percepção de tempo, sempre com exercícios específicos desenvolvidos para cada aluno, são abordadas de forma a oferecer um amplo repertório de abordagens no instrumento.
Durante as aulas, prezamos sempre pela total qualidade das transcrições e métodos utilizados, de forma a evitar um dos principais problemas dos estudantes de música atualmente, ou seja, as transcrições de qualidade ruim amplamente difundidas pela internet, e que muitas vezes acabam por frustrar o aluno que busca uma formação mais criteriosa.
É um fato que diversos trabalhos musicais premiados e reconhecidos mundialmente foram produzidos em estúdios caseiros. A popularização cada vez maior de equipamentos de áudio de melhor qualidade e ao mesmo tempo mais acessíveis, somada a uma imensa disponibilidade de conteúdo gratuito sobre os mais diversos assuntos do universo do áudio e da produção musical fez com que um número muito maior de pessoas puderam se beneficiar desses recursos, o que certamente é algo positivo.
Mas existem algumas dúvidas que certamente aparecerão para todos logo em seguida, como por exemplo:
1) Quais equipamentos preciso adquirir?
2) Como se opera o software depois de gravar?
3) Por que minha mixagem soa mal quando comparada com outros trabalhos profissionais?
O que motiva estas perguntas provavelmente é a falta de CONHECIMENTO técnico e prático sobre áudio e os processos que envolvem cada etapa de uma produção.
Seria possível resolver esses problemas apenas pesquisando na internet de forma independente? Sim, mas certamente irá custar muito tempo e levar o estudante a inúmeras decepções. Existe muito conteúdo disponível, porém não organizado e nem tudo se aplica diretamente à sua realidade e aos seus objetivos. Além disso, existem muitas pessoas despreparadas falando sobre assuntos que na verdade ainda não dominam, quando se é iniciante em um determinado assunto fica muito difícil ter condições de selecionar o que é realmente importante estudar e por onde começar. Se você é um artista independente certamente terá objetivos e necessidades diferentes de alguém que irá gravar locuções para publicidade ou até mesmo produzir vídeos para o Instagram ou Youtube.
Assim, no nosso curso de produção musical que oferecemos no EMIB os assuntos e objetivos serão escolhidos de forma a ir direto ao que interessa para o desenvolvimento do aluno, ganhando tempo e obtendo melhores resultados.
Como exemplo, selecionamos alguns tópicos que ilustram os assuntos mais procurados por nossos alunos:
Apreciação Musical aliada com um pouco de História da Música e suas Linguagens no Século XX.
É de praxe, em muitos cursos de música, que algumas disciplinas são cursadas e os alunos não visualizam qualquer relação entre os conteúdos. Cursam "História da Música" e não escutam esta música. Estudam técnicas avançadas de Harmonia, procedimentos contrapontísticos como o dodecafonismo, por exemplo, e não ouvem as respectivas músicas com estas estratégias. Isso é um grande equívoco.
Neste curso, a ideia é que haja uma interação dos conteúdos, para que o aluno construa o conhecimento de uma forma prática e sem rodeios.
Aqui, os alunos terão como oportunidade:
Tópicos abordados:
O objetivo do curso de luthieria e manutenções básicas em instrumentos de cordas é colocar o estudante em contato com os detalhes do funcionamento dos mais comuns instrumentos musicais de cordas, tais como guitarras, violões e baixos elétricos, assim como sua manutenção e reparos. O público alvo é formado por estudantes de música ou instrumentistas já formados, que buscam melhor compreender a construção e a manutenção de instrumentos de cordas. As aulas possuem 1 hora de duração, individuais, e acontecem uma vez por semana, e podem ser feitas no formato presencial ou online.
Durante o curso, diversos tópicos são abordados, tais como:
Apresentação dos principais instrumentos musicais de corda: explicação sobre a construção de cada instrumento, partes, afinação, diferenças de instrumentos maciços para instrumentos acústicos; principais ferramentas utilizadas para realizar a manutenção de um instrumento musical de cordas. dicas para melhor conservação do instrumento: cuidados necessários para manter o instrumento em bom estado; polimento de trastes, hidratação e limpeza de escala, limpeza do instrumento, lubrificação de hardware, limpeza do instrumento, sugestões de como guardar o instrumento;tipos de cordas e colocação delas no instrumento. detalhamento da parte elétrica nos principais instrumentos musicais de corda e reparo de defeitos, assim como troca de componentes e blindagem; ajuste e confecção de nut e rastilho no instrumento; regulagem básica do instrumento, realização de ajuste de tensor, oitavas, ponte, altura de cordas, polimento de trastes, limpeza e hidratação de escala, limpeza e lubrificação de pontes e tarraxas; tipos de pintura e tintas utilizadas nos instrumentos musicais; eliminação de pequenos riscos da pintura.
De forma geral, os instrumentos trabalhados neste curso introdutório guitarras, baixos e violões acústicos e elétricos. Caso o aluno possua um instrumento fora deste contexto, será analisada a possibilidade de trabalhar com ele.
Para o início do curso, alguns materiais, acessórios e ferramentas são necessários, porém outros itens podem ser solicitados ao longo das aulas. O instrumento musical a ser trabalhado, assim como os acessórios, serão por conta do aluno. No caso de aulas online, o aluno também precisará ter as ferramentas necessárias para utilização durante as aulas.
Estúdio A Chave
Chenta's House Studio
EMIB - Espaço Musical Ivan Barasnevicius
Rua Saioá, 1537 - Ipiranga - São Paulo/SP - CEP 04124-120
(próximo ao metrô Santos-Imigrantes)
Whatsapp: +5511 96583.6593
CNPJ: 29.605.092/0001-15
I.E.: 119.001.607.116